07/01/2010 A qualidade da água do Rio Madeira está sendo monitorada para diminuir os impactos da construção das usinas hidrelétricas Santo Antônio e Jirau, em Rondônia

O monitoramento responde a uma exigência feita pelo Ibama, com o propósito de prevenir danos à qualidade da água durante a construção e operação das usinas.

A coordenadora de projetos da EcologyBrasil, empresa responsável pelo estudo na hidrelétrica de Santo Antônio, Gina Boemer, destaca a importância do acompanhamento para a preservação do meio ambiente.

Sonora: O objetivo principal do monitoramento da qualidade da água é avaliar as alterações da qualidade da água decorrentes da implantação e da operação do empreendimento. A gente tem um retrato de como está hoje e no futuro a gente vai poder saber como que essa água vai ficar, evitando que problemas que possam por em risco a biodiversidade local e a população que faz uso desse corpo d’água possam ser evitados.

Segundo o coordenador de sustentabilidade da Santo Antônio Energia, concessionária responsável pela construção e operação da hidrelétrica Santo Antônio, Aloísio Ferreira, a temperatura, a transparência e as substâncias da água são monitoradas sem intervalos.

Sonora: Medindo a qualidade da água em tempo real durante a construção da obra, antes do rio passar pela área da obra da barragem e logo abaixo. Com isso, de imediato nós vamos saber se esses parâmetros de grande importância para a qualidade da água, se eles estão sendo alterados pela atividade de construção (…).

O acompanhamento durante 24 horas por dia dos impactos das obras da usina começou no fim do ano passado. Antes era feita somente a coleta trimestral de amostra da água para análise em laboratório. Por exigência do Ibama, o monitoramento vai ser feito também durante todo o período de funcionamento das usinas.

De Brasília, Cristina Sena

Anúncios
Esse post foi publicado em Rádio Nacional da Amazônia. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s