07/01/2010 Quadro conhecer para proteger – macaco-aranha

O quatá ou macaco-aranha é um gênero de primata típico da floresta amazônica. Seis das quatro espécies existentes no mundo são encontradas no Brasil. É um animal de grande porte – só perde em tamanho para o moriqui – e tem pelo escuro. Mas suas características mais marcantes são os longos braços, pernas e cauda – por isso o nome macaco-aranha. A cauda é bastante útil, funciona como um terceiro braço, que ele utiliza para se pendurar nos galhos das árvores em busca de frutos, flores e algumas folhas, base de sua alimentação.

Duas espécies brasileiras do quatá estão ameaçadas de extinção. O ateles marginatus, que habita a região leste do Pará, e o ateles belzebuth, encontrado nos estados do Acre e Amazonas, em regiões próximas à divisa com a Colômbia e com o Peru. O doutor em ecologia do Centro de Pesquisa e Conservação e Primatas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Marcos Fialho, atribui a diminuição do número dos macacos principalmente ao desmatamento e à caça.

Os quatás vivem em bandos e ocupam grandes áreas, preferencialmente em bom estado de conservação. Por isso, são sensíveis a qualquer mudança em seu habitat natural. Fialho acrescenta que as árvores mais visadas para a exploração da madeira são as preferidas pelo macaco-aranha para alimentação. Além disso, de acordo com o biólogo, é comum a caça de macacos de grande porte, por se tratar de um prato típico da região amazônica.

Anúncios
Esse post foi publicado em Rádio Nacional da Amazônia. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s