Comunidades ribeirinhas de Rondônia poderão participar de projeto que gera renda familiar e ensina a preservar o meio ambiente

O projeto Meio Ambiente na Arte e Cultura pretende beneficiar todas as comunidades ribeirinhas e quilombolas de Rondônia.

A coordenadora de educação ambiental da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental, Iraci Vanderlei, explica o objetivo da iniciativa.

Sonora: Além de estimular a percepção ambiental dos ribeirinhos, dos quilombolas, das comunidades tradicionais do estado de Rondônia é também de gerar renda e oportunidade de trabalho. Ao mesmo tempo em que essas pessoas trabalham a conservação, promovem a educação ambiental em si, elas se utilizam dos recursos que a floresta tem, como fibras e sementes, para gerar renda e oportunidade de trabalho.

Iraci Vanderlei declara que o trabalho é desenvolvido de acordo com as características de cada comunidade.

Sonora: As ações são desenvolvidas de acordo com o potencial florístico que a comunidade tem e com o capital cultural. Ele se fundamenta principalmente no que diz respeito a essa relação que essas comunidades tem com a floresta, o conhecimento que elas tem a respeito da floresta, e aí nós vamos estimular a criatividade dessa pessoas.

A coordenadora afirma que ainda falta apoio logístico para que o projeto seja levado a todo o estado.

Sonora: Nós estamos precisando de mais parcerias, mais apoio logístico para que o projeto se expanda mais, não adianta a gente abranger outras comunidades, outras pessoas, se nós ainda não temos o apoio logístico suficiente para desenvolver com eficiência e eficácia as ações do projeto. Mas quem quiser colaborar, pode entrar em contato com a secretaria.

O projeto – que começou no ano passado – já beneficia cinco comunidades do município de Porto Velho. No mês que vem a iniciativa deve chegar à comunidade de Porto Rolim do Guaporé, em Rolim de Moura.

Para participar é preciso ser morador de uma das comunidades favorecidas.

De Brasília, Cristina Sena

Anúncios
Esse post foi publicado em Rádio Nacional da Amazônia. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s